REALIZAÇÃO DE IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS – RELATO DE UM CASO



A realização de implantes osseointegração vem sendo utilizada na odontologia já há alguns anos como uma das melhores formas de solução para casos de perdas dentárias.
Entretanto existe uma classe de pacientes que gera uma maior preocupação quanto à utilização destes recursos; são os pacientes com necessidades especiais.
Condições sistêmicas alteradas, como diabetes, cardiopatias, doenças pulmonares, oncológicas ou imunológicas podem levar a maiores preocupações para a realização de implantes nesses pacientes, uma vez que aumentam as incertezas de resultados nos referidos casos.
Porém uma vez atentados aos devidos detalhes e cuidados em relação às alterações sistêmicas a chance de sucesso nestes pacientes fica muito próxima aos pacientes normoreativos.

CONDIÇÕES ODONTOLÓGICAS DO PACIENTES DIABÉTICO

Infecções bucais, assim como aquelas localizadas em outras partes do organismo, podem predispor a descompensação diabética. Desta forma, o controle da Doença Periodontal e dos processos infecciosos a ela associados revertem em grande contribuição para a estabilização glicêmica destes pacientes.

IMPLANTES ODONTOLÓGICOS

Implantologia é uma modalidade terapêutica de reabilitação bucal, por meio de diversas possibilidades protéticas, que tem um componente cirúrgico, de fundamental importância.
Implantes osseointegrados podem ter um percentual de sucesso entre 92,7% e 94,3 % em pacientes diabéticos bem compensados (Kapur et al. 1998, Balshi & Wolfinger, 1999). 
Porém torna-se necessário um de rigoroso controle metabólico.
Nos casos desses pacientes a antibioticoterapia durante 10 dias, começando no dia da cirurgia, é mais adequada.

Um quadro de diabetes não controlado pode significar comprometimento de formação óssea ao redor dos implantes (McCracken, 2000)
Nas próximas publicações abordaremos mais sobre o assunto de implantes em pacientes diabéticos.


Dr. Christian Wehba

Mestre e especialista em periodontia, membro do corpo clinico do centro de diabetes da UNIFESP.

Comentários

Postagens mais visitadas