VOCÊ SABIA QUE SUA SAÚDE BUCAL PODE AFETAR SEU CONTROLE GLICÊMICO?




A saúde começa pela boca!!!

A cavidade bucal é a primeira parte de nosso corpo a manter contato com o meio externo, influenciando e sofrendo influencia de nosso corpo.
Se não temos cuidado com nossa saúde, nossa higiene bucal, nossos dentes, como teremos um corpo saudável?

Tudo o que comemos, ingerimos e colocamos para dentro de nosso organismo vêm ou passa pela boca.
Quando não temos cuidado com a alimentação, ou com a higiene bucal, existe uma maior probabilidade de desenvolvermos algumas doenças bucais, devido ao acumulo de placa bacteriana (biofilme dental) sobre os dentes. Entre elas, as mais frequentemente encontradas são caries e doença periodontal. 
A doença periodontal é uma doença que atinge a gengiva, o osso alveolar e os ligamentos periodontais que ligam os dentes a esse osso.

Esta doença tem um caráter inflamatório e infeccioso, pois as bactérias presentes sobre os dentes (ou seja, o biofilme) vão, cada vez mais, entrar no sulco ou bolsa periodontal, ajudando a destruir os tecidos de suporte dos dentes. 
As bactérias cairão na corrente sanguínea provocando, também, um processo infeccioso através da bacteremia transitória.
Como sabemos, a boca não está separada do resto do corpo, desta forma, uma inflamação e infecção na cavidade bucal representará um processo inflamatório e infeccioso em nosso organismo.

Diversos estudos demonstraram que inflamações e infecções no organismo de pacientes diabéticos ajudam a complicar seu quadro glicêmico, ou seja, dificultam o controle de açúcar no sangue.

Consequentemente a doença periodontal pode dificultar um controle glicêmico e metabólico por parte desses pacientes portadores de diabetes.


Christian Wehba

Mestre e especialista em periodontia, membro do corpo clinico do centro de diabetes da UNIFESP.

Comentários

Postagens mais visitadas